Sejam benvindos! Dicas e receitas tanto para o dia a dia como para receber amigos em casa, comentários sobre novidades em restaurantes, belos pratos degustados em viagens, enfim, comida!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Armazenagem de alimentos

A armazenagem dos alimentos é muito importante para o bom funcionamento da sua cozinha. Se efetuada de maneira correta as refeições serão preparadas com praticidade e rapidez, além de evitarmos que os alimentos fiquem impróprios para o consumo antes do tempo. O preparo para a armazenagem precisa ser feito ao chegarmos do mercado para não deixarmos muito tempo fora da refrigeração o que deve ser mantido em temperaturas controladas.

Devemos porcionar os alimentos de acordo com a quantidade que serão consumidos por vez para assim armazená-los, dessa forma evitamos o desperdício depois das refeições ou ao descongelarmos alguma coisa. Respeite sempre a validade descrita na embalagem do produto!

Folhas:
Lave antes de colocar na geladeira para que não haja proliferação de microorganismos fazendo com que sua salada dure pouco. Primeiro lave em água corrente (sempre fria), deixe de molho aproximadamente 5 minutos com solução clorada específica para isso, passe novamente pela água corrente, dessa vez para tirar bem o produto, e finalmente seque. A secagem é fundamental, se não tiver o utensílio apropriado passe papel toalha, mas só coloque no saco plástico depois de seco. Coloque em sacos plásticos separados por tipo porque cada um pode ter uma validade e assim evitamos a contaminação, ponha na geladeira na gavetaseparada.

Legumes:
Lave em água corrente e deixe de molho como as folhas aqueles legumes que comemos com casca. Os que comemos sem casca podemos descascar antes e passar na água corrente. Antes de separarmos os legumes em saquinhos, podemos deixá-los partidos da maneira que serão usados na hora da refeição , facilitamos muito nosso trabalho. Coloque na geladeira, se tiver comprado uma quantidade adicional para ser consumida na semana seguinte (não conseguiu comprar por semana), pode congelar o legume já partido e porcionado, assim para cozinhar basta tirar do congelador direto para a panela para não haver perda de nutrientes quando descongelar(terão que ser cozidos, nesse caso não poderemos consumir in natura).

Carnes:
Corte a carne em porções que sejam consumidas em uma única refeição e congele dessa forma. No dia anterior ao cozimento, retire do freezer e coloque na geladeira para descongelar. Não deixe descongelar fora da geladeira pois além da carne poder estragar, se não for toda usada não poderá voltar para a geladeira, ficará imprópria para consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário