Sejam benvindos! Dicas e receitas tanto para o dia a dia como para receber amigos em casa, comentários sobre novidades em restaurantes, belos pratos degustados em viagens, enfim, comida!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Risoto de Parma e Provolone com Rúcula

Esse é um prato ótimo para um jantar romântico, não toma muito tempo, é fácil de fazer e com um vinho então fica perfeito! Para mim ainda existe outro ponto a favor, o Rafa gosta de me ajudar quando eu faço risotos, talvez por isso eu atribua algum romantismo ao prato...

Ingredientes (receita para 4 pessoas):

- 2 tomates sem pele
- 2 talos de alho poró
- 60 g de queijo provolone em cubos
- 60 g de queijo parmesão ralado
- 100 g de presunto de parma
- 400 ml de vinho branco
- 1 maço de rúcula
- 300 g de arroz arbório
- 2 tabletes de caldo industrializado (eu uso um de carne e um de bacon)
- 2,5 l de água

Pré preparo:

Tirar a pele do tomate, faça um X na extremidade baixa do tomate como na foto e tire o miolinho de cima, mergulhe numa panela de água fervendo e deixe alguns segundos, dê um choque térmico (gelo ou água gelada corrente), tire a pele com delicadeza para manter a estrutura do legume. Corte o tomate em 4 e retire as sementes, corte em tiras.

Corte o alho poró em rodelas finas.
Corte o provolone em cubos.
Despedace o presunto de parma.
Ferva a água dissolvendo os caldos.
Preparo:
Refogue o alho poró no azeite, quando estiver macio despeje o arroz e mexa bem por uns 10 segundos, então acrescente o vinho e continue mexendo, acrescente os tomates e continue mexendo. Quando o vinho secar pode começar a acrescentar aos poucos conchas do caldo, de duas em duas, vai acrescentando conforme o arroz for secando, sempre mexendo. Coloque sal e pimenta branca, mas cuide do sal porque o queijo provolone é bem salgadinho.

Essa fase dura cerca de 20 minutos, depende bastante da panela e do fogo, então você pode ir provando para sentir o cozimento do arroz. Quando estiver no ponto certo acrescente os queijos deixando derreter. Na hora de servir coloque o presunto de parma e a rúcula, eles não devem ser colocados antes porque o presunto cozinha e a rúcula perde a crocância.








2 comentários: