Sejam benvindos! Dicas e receitas tanto para o dia a dia como para receber amigos em casa, comentários sobre novidades em restaurantes, belos pratos degustados em viagens, enfim, comida!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Arroz de Polvo

Ingredientes:
- 1 polvo
- 1 folha de louro (usei 2, esse polvo tinha 3 kg!!!)
- 1 punhado de pimenta do reino preta em grãos
- 2 dentes de alho com incisão (furo com a faca)
- 1 cebola partida na metade (usei 1 1/2)
- sal a gosto

Em numa panela funda, coloque os ingredientes e deixe o fogo alto até a água ferver, quando ferver abaixe o fogo e deixe a chama média. O polvo vai ficar cozinhando por 35 minutos mais. Quando tirar dê um choque térmico para parar de cozinhar (ou ponha no gelo ou dentro da geladeira.

Parta em lascas mais 2 ou 3 dentes de alho (depende do gosto ou tamanho do polvo). Deixe o alho torrar um pouco numa frigideira com azeite, quando estiver ficando crocante acrescente o polvo já partido para aquecer e pegar o sabor do alho.
Use a água que cozinhou o polvo (estará roxinha) para cozinhar o arroz (sempre na proporção 2 para 1, uma xícara de arroz para duas de água), passe a água numa peneira antes. Só tempere o arroz com sal pois a água já está bem aromatizada. Quando o arroz estiver pronto misture o polvo com alho e sirva com bastante azeite. Delícia!

Um comentário:

  1. Vc tem que ver JULIE AND JULIA!!!!
    Os pratos estão ótimos, muito criativos!!!!
    So falta eu tomar coragem!! hahaha
    beijossss

    ResponderExcluir