Sejam benvindos! Dicas e receitas tanto para o dia a dia como para receber amigos em casa, comentários sobre novidades em restaurantes, belos pratos degustados em viagens, enfim, comida!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

La boqueria - Barcelona

Em julho desse ano eu e meu marido fizemos uma viagem para Portugal e Espanha, e como não poderia deixar de ser, nosso roteiro foi delicioso! Ainda vou postar muitos pratos experimentados nessa viagem no blog, mas hoje não teremos um prato, o destaque gastronômico será do Mercado Sant Joseph, La boqueria!

O mercado surgiu no século XVIII na Catalunha e funcionava como uma espécie de feira flutuante, não tinha endereço certo. As cidades cresciam no entorno dos centros comerciais, Barcelona tinha como principal endereço as Ramblas (ainda hoje funcionam como eixo da cidade) e foi lá que a feira encontrou um ponto para se fixar, em 1835 o convento de Sant Joseph foi abaixo para a construção de uma praça e assim a Boqueria ganhou endereço certo.

Como a localização era disputada, houve uma espécie de fusão entre as vendas de frutas e vegetais com outro tipo de comércio, por isso passaram a vender também no mercado peixes, frutos do mar, pães, queijos, embutidos e até passaros! Já no século XX o mercado passou a ter a cara que conhecemos, em 1914, a Boqueria ganhou uma cobertura de estrutura metálica e passou a ser destino certo dos visitantes de Barcelona, principalmente daqueles que apreciam a boa mesa. Dentro do mercado tem pequenas tendas onde são servidas refeições com os ingredientes frescos vendidos no local, é claro que comemos lá!!!

Comi uma espécie diferente de Lula (pequenininha) com ovo mexido e bastante alho e especiarias locais, tomei uma cava para acompanhar! Maravilhosa cozinha mediterrânea!!!

Um comentário: