Sejam benvindos! Dicas e receitas tanto para o dia a dia como para receber amigos em casa, comentários sobre novidades em restaurantes, belos pratos degustados em viagens, enfim, comida!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Postagem Natalina - O Peru

Bom, sei que o Natal já passou mas ainda podem usar a receita para o Reveillon se tiverem interesse. Esse peru não é muito parâmetro porque tinha 12 Kilos, então o tempo de cozimento com certeza foi maior do que será para um peru "normal", mas vamos lá!

Com um dia de antecedência deixe o peru marinar, existem sacos especiais para isso nos mercados, no meu caso não consegui encontrar nenhum do tamanho, então envolvi com pvc (o resultado pode não ter sido exatamente o mesmo, mas valeu o improviso.

Ingredientes (a quantidade vai variar de acordo com o tamanho da ave, considerem a metade do que usei aproximadamente):
2 folhas de louro
1 colher de sopa de estragão seco
3 galhos de alecrim
1 cenoura
4 dentes de alho
1 cebola
pimenta do reino branca em grão a gosto
500 ml de cachaça
500 ml de guaraná
500 ml de água
500 ml de cerveja

No dia seguinte, tire o peru da marinada e coloque no forno de peito para cima, forno alto pré-aquecido para dourar. Deixei uma hora e meia, podem deixar menos, uns 40 minutos, depois virei e deixei 40 minutos para dourar as costas (não é necessário quando é menor).


Agora retire o peru e envolva num papel laminado para que cozinhe por dentro, baixe a temperatura no forno e deixe mais 1 hora (eu deixei mais quase 2 horas pelo tamanho do meu!).

Retire o papel, e quando servir, se gostar é claro, sirva com pessegos em calda, fios de ovos e cerejas. Para acompanhar, uma boa farofa de passas.






Um comentário: