Sejam benvindos! Dicas e receitas tanto para o dia a dia como para receber amigos em casa, comentários sobre novidades em restaurantes, belos pratos degustados em viagens, enfim, comida!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Tia, panqueca pra você!!!

Como minha tia pediu em seu comentário uma receita legal de panqueca, decidi fazer passo a passo tirando fotos. Essa massa é a mesma que uso para diferentes panquecas, só com pequenas alterações, primeiro vou colocar a receita base e depois especificar como podemos diversificar seu preparo. Hoje optei por uma versão mais light pela ocasião, dia de semana a noite em casa, é bom para provar que podemos fazer uma refeição leve e gostosinha, dedico aos casais que casaram e não querem seguir a tradição de quem casa engorda!

Ingredientes: (dica: sempre deixe tudo separadinho antes de começar)
250 ml de leite
150 g de farinha de trigo
2 ovos
(se não tiver balança em casa pode usar uma xícara de leite e uma xícara de farinha)

Recheio:
200g de peito de peru defumado
150g de queijo bola (se quiser ficar mais light troque por minas)
150g de abacaxi

Modo de preparo:
Bata o leite, a farinha e os ovos no liquidificador. Em uma frigideira, coloque um fiozinho de óleo (pode espalhar com um pincel se tiver, o importante é espalhar bem para a panqueca não grudar na frigideira). Com uma concha espalhe a mistura na frigideira (escolha uma frigideira que o fundo tenha o tamanho de panqueca desejado, para que a mistura não acumule no fundo e a panqueca fique muito grossa).


Quando perceber que a panqueca já está mais firme, pode dar uma soltadinha nas beiradas e virar (se não conseguir virar jogando use uma escumadeira mesmo), quando já estiver sequinha do outro lado também pode tirar do fogo, tire conforme sua preferência, se for o caso deixe mais um tempinho para ficar crocante.
Coloque o recheio no meio e enrole, coloque no forno bem quente (deixe aquecer antes) e tire em 5 minutos no máximo. Pode servir com azeite e salpicar temperos verdes.



Sugestão de panquecas:

Panqueca de carne moída com molho de tomate

Panqueca de carne seca com molho de queijo

Panqueca de frutos do mar com molho de camarão

Panquecas doces (nesse caso coloque uma colher de açucar na massa

4 comentários:

  1. Posso atestar que esta panqueca ficou muito leve e boa. Nós nem botamos no forno, colocamos enrolada em uma frigideira grande e levamos um pouco ao fogo para esquentar e derreter o queijo de recheio. Ficou super crocante e deliciosa. Podem experimentar!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!!!!!

    Que rapida, vou testar o mais rapido possivel, mas adorei as fotos e tudo mais. Incrivel!!!
    beijos,
    Mia

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar fazer! (o Bruno vai tentar)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que esta panqueca deve ter ficado maravilhosa!!!!
    Carola cozinha muito bem!!!
    Posso dar uma sugestão incrementar a panqueca em um dia diferente?
    Acrescentem a massa, 1 colher de sopa de um BOM queijo parmeson ralado na hora.
    Bjs

    ResponderExcluir