Sejam benvindos! Dicas e receitas tanto para o dia a dia como para receber amigos em casa, comentários sobre novidades em restaurantes, belos pratos degustados em viagens, enfim, comida!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tomatinhos com gorgonzola

Em homenagem ao comentário de ontem do meu amigo Bernardo Falcone, decidi postar os famosos tomatinhos. Funcionam como aperitivo ou até mesmo como acompanhamento de pratos, uso o tomate piccolo (um tomatinho italiano que pode ser encontrado em mercados mais refinadinhos como zona sul ou hortifruti) e queijo gorgonzola. Não é tomate cereja! Não que haja problemas em usar o cereja, mas eu acho muito doce para mesclar com um queijo forte como o gorgonzola.

Preparo: abra o tomatinho pela lateral, tendo cuidado para não soltar as partes, retire com uma colher de chá suas sementes e use a mesma medida de colher para colocar o queijo gorgonzola dentro. Observe na foto (não reparem na bagunça da mesa, esse dia foi de muito trabalho mesmo, quase 300 tomatinhos!!!)Depois de recheados sugiro colocar um palitinho para segurar fechado quando for ao forno.


Coloque no forno não muito quente e deixe por aproximadamente 10 minutos, cuide para que não fique tempo demais, nesse caso o queijo derrete quase todo e a pele fica soltando, não fica bonito. Tire o palitinho para servir porque não são nada chiques.
Você pode servir em porções individuais se quiser deixar charmosinho, mas informalmente para os amigos pode servir numa travessa maior todos juntos mesmo, se estiver gostosinho está valendo!

Meu nome na plaquinha.

Um mundo de tomatinhos!!!









6 comentários:

  1. Acabei de postar no meu Twitter!!! TÔ MORRENDO DE FOME! QUERO UM BALDE!!

    ResponderExcluir
  2. Carola !
    Seu blog está maravilhoso !
    Parabéns !
    Vou colocar como favorito no meu blog e ja estou te seguindo !!!
    Amo tomate e vou fazer essa receita para o Pedro !
    Um beijãoo e Sucesso !
    Mi

    ResponderExcluir
  3. oi Carola,

    Da pra você passar uma boa receita de panquecas com carne???? Explico: fui fazer outro dia seguindo uma receita que eu tinha, disse ao Bruno que era otima, etc... e as panquecas sairam super grossas... um vexame. A massa nao estava correta...
    Aguardando ansiosa.
    Mia

    ResponderExcluir
  4. Carola, muito legal a sua iniciativa. Garanto que será um sucesso total.. Boa sorte. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nao sei se sei a diferença entre tomate picolo e tomate cereja... aqui no Canada tem, mas sempre pensei que era so um tipo...

    ResponderExcluir